sexta-feira, novembro 17, 2006

Letargia

Numa dessas provas do Gilson Sobral, fui forçado a descobrir o que era a letargia. A gente tinha conseguido a prova do semestre anterior e ele pedia numa das questões o significado da palavra Letargo - essa palavra estava presente em algum contexto no livro Cinco Minutos, de José de Alencar. Bom, como calouros espertos, abrimos o dicionário e lá estava:

*
Letargia s.f. ou Letargo s.m.: 1) Sono profundo, semelhante à morte. 2) Inércia, apatia.

Uma semana depois eu viria a entender de perto o sentido da letargia. Cheio de coisas pra fazer (e já de saco cheio delas!), tendo que ler ainda mais cinco livros literários e um não-literário até o final do semestre, tendo que devorar quatrocentas páginas de Ivanhoé até segunda-feira (hoje é sexta-feira e eu estou na página quarenta, acho que não vai dar, hein!) eu entrei num estado de letargia. Tirei a sexta-feira pra progredir umas 150 páginas na obra do Sir. Walter Scott; li vinte.
Que vergonha! Além de ter sido completamente vagabundo essa semana (a culpa é da Nintendo, que criou o Super Mario World), eu tô estragando a semana que vem também!
Mas sim, sobre a letargia.
Maldita essa daí! Tenho sede por cultura, mas sou preguiçoso: paradoxo mais paradoxal? Pois então, sempre tive uma tendência à preguiça, no que diz respeito a fazer as coisas por obrigação. Só que hoje foi diferente.

“Sono profundo, semelhante à morte...”

Hoje eu tava/tô numa moleza incomparável! Qualquer lugar que eu deito, eu durmo! E começo a sonhar instantaneamente. Coisa de doido mesmo. Aí eu me desligo completamente do mundo, e quando acordo, acordo num estado meio estranho, meio em transe, meio away, meio desligado, meio letargo.
É aquela coisa de tá e não tá no mundo, sabe? Será que rolou viagem espiritual enquanto eu dormia e aí minha alma ficou perdida pelos cantos e não conseguiu achar o caminho de volta? Não sei, não sei.
Só acho que ela foi dar um passeio, e deixou meu corpo aqui, inerte, apático; letargo.

2 comentários:

Anônimo disse...

estou em constante estado de letargia.
aduygadyugaduasgd
ai ai! é amanhã...

Anônimo disse...

huehuaeh essa palavra vou acrescentar no meu vocabulário também! Ando assim também...
Aliás, sou assim também!!!
Meu espelho!!!!! Ia falar mais coisas mas to com preguiça... hehe

te amo!!!!